19.2.17

O ano de todas as catárses

Será o ano de metade, ou mais, do país beato andar de mãozinhas erguidas e olhos líquidos postos nas azinheiras. 
Ontem, " Uma imagem de Fátima foi coroada este domingo na Catedral de Westminster, em Londres, com uma coroa de prata e ouro feita por uma joalharia portuguesa. A cerimónia na capital britânica faz parte das comemorações do centenário das aparições." (in Sic Notícias.)
Que êxtase, que frisson, que paroxismo emocional! Sobretudo, deduzo o ardor patriótico em se saber ali, naquele emblemático espaço,  a nossa Fatinha a ser "coroada" ( mas isto é  muito terreno, muito profano, não?!) onde é coroada a monarquia britânica e têm lugar outros eventos ligados à monarquia.

Na década de 1940, a ignorância e a simplicidade do povo eram moldáveis.
E hoje?
Até governantes da nação, na altura, Paulo Portas e a Cristas invocam, ou antes, convocam a satinha para resolver problemas, ora ligados à mancha de óleo que sabiamente não alastrou das costas da Galiza até às nossas, ora para que chova! 
E agora? Com tantos diabos à solta.

É por estas e por outras que...


 (in revista Visão de fev/2017)


              

4 comentários:

  1. Vou publicar algo acerca do tema, amanhã.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. O local onde são coroados os monarcas britânicos é a Abadia de Westminster (um templo protestante) e não a Catedral de Westminster, templo católico.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Assunto controverso e poliédrico!
    Irei visitá-lo, Pedro.
    Boa semana para si também.

    ResponderEliminar
  4. Sim, José. Embora o excerto se refira à catedral, templo católico, fui arrastada pelo Expresso que se refere à abadia, templo protestante e lugar de coroações e afins.

    "Entramos e vemos homens concentrados no seu ofício. Cortam, moldam, cinzelam... São artesãos a trabalhar a prata na casa Leitão & Irmão. Alguns estão a produzir, para a Abadia de Westminster, uma coroa destinada a uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima que irá peregrinar por Inglaterra e pelo País de Gales durante o ano de 2017."

    Obrigada pela sua chamada de atenção sobre o meu erro e do qual me envergonho porque tenho formação superior em lingua, cultura e literatura inglesas.
    Boa semana!

    ResponderEliminar

Conte...