26.1.17

O mundo é agora uma ervilha

Nos tempos de hoje, a difusão de uma notícia, ou acontecimento, demora quase o mesmo tempo a chegar ao outro lado do mundo, que demorava outrora a chegar ao outro lado do quarteirão.
O desenvolvimento célere das sofisticadas tecnologias de comunicação veio revolucionar o mundo: espaços e tempos encurtaram. O longe torna-se no vizinho do lado e o ontem simplesmente desapareceu. O aqui e o agora de tantos milhões de pessoas transformam o globo numa ervilha centrifugadora.
Esbateu-se praticamente a noção de década, tal é o impacto da globalização que, quase sem darmos conta, anula as nossas idiossincrasias e nos torna todos iguais. Ou a idolatrar, ou a odiar o mesmo que um cidadão  situado nos nossos antípodas.
Porém,  tem o seu lado positivo sempre que congrega as sociedades em torno de causas comuns  que impliquem o seu bem-estar.
Isto tudo a propósito do que ontem fiquei a saber. Assumo a minha ignorância que poderá justificar-se, avento eu, a três causas: superocupada a ser mãe, docente, dona de casa; a notícia,  há cerca de trinta anos, não teria sido difundida suficientemente; e, por último, alguma insensibilidade internacional face ao facto.
E qual o facto? 
A construção do muro entre os USA e o México para travar a imigração ilegal. O muro começou a ser erguido na era Bush, nos anos oitenta, e foi continuado por Clinton.
Isto isenta a atual responsabilidade de Trump, ou inibe as críticas a esta decisão? De modo nenhum. Mas faz-nos recentrar a narrativa.
Aqui.

                                         (Muro entre o México e os Estados Unidos da América)





2 comentários:

  1. Depois da queda do Muro mais famoso da História, novos muros se erguem :(
    KUNG HEI FAT CHOI!!!

    ResponderEliminar
  2. A humanidade está a regredir.
    E a memória histórica é cada vez mais curta.
    Faz hoje 71 anos que o holocausto teve um fim,no entanto, veja-se o que se passa à nossa volta...
    Muros da vergonha!


    Xin nian kuai le! Happy new year, Pedro!
    Abraço

    ResponderEliminar

Conte...